segunda-feira, 27 de outubro de 2014

MLS, um espelho para o futebol brasileiro?

Indiscutivelmente, o futebol está crescendo nos EUA, o "soccer", como é conhecido por lá, está se popularizando cada vez mais, com as grandes contratações, como Beckham há algum tempo, Thierry Henry, e atualmente, Lampard, Kaká e Robinho, a Major League Soccer cresce claramente, e com certeza ameaçará o Brasileirão como o maior campeonato das Américas em pouco tempo. 




Estádio do Michigan, recebeu um incrível público de 109
mil pessoas presentes no amistoso entre Real Madrid x
Manchester United.










Os principais motivos para essa ameaça são, além das grandes contratações, o forte crescimento do público nos estádios, a média da temporada passada ultrapassou a do Brasileirão, outro aspecto é o interesse das televisões, que aumentou, tendo o intuito de expandir a competição para o mundo inteiro até 2022.

"Um projeto para daqui a oito anos pode parecer bastante, mas para negócios é (um tempo) pequeno", afirma Marcos Peres, ex-comentarista e correspondente do Sportv, que hoje trabalha como diretor de comunicação do Orlando City.




O crescimento da MLS traz alguns pontos positivos e negativos, confira alguns:

Projeto para 2022

Os donos dos clubes da liga se reuniram e criaram  um planejamento para o ano de 2022, e que se baseia em muitas medidas realizadas. Essas são, o fortalecimento dos clubes para atrair público nos estádios.

"Tem as facilidades de estacionamento, transporte, restaurante e até o banheiro. Isso faz com que as famílias voltem sempre e com que os clubes consigam vender tickets que valem para a temporada inteira", contou Peres. O Orlando City, mesmo sendo um clube recém-formado, já vendeu mais de 7 mil desses ingressos para o ano que vem.

O resultado obtido até agora já impressiona: "o crescimento da MLS foi o maior do futebol nos últimos quatro anos. A receita cresceu 130%, enquanto no Brasil cresceu 27%. A tendência é que, em seis ou sete anos, a receita chegue a 1 bilhão de dólares (cerca de R$ 2,3 bilhões)", previu Amir Somoggi, consultor de marketing em gestão esportiva. Com mais dinheiro atualmente, o projeto é que a MLS cresça com contratações de astros futebolísticos, aumento dos salários e da qualidade técnica da competição
Donovan, o maior ídolo futebolístico dos EUA

Cotas televisivas

Flavio Augusto da Silva, brasileiro dono do Orlando City
A principal fonte de renda dos clubes atualmente é das televisões, o que se considera um problema na MLS. Nos EUA, a população fã de esportes não está acostumada a assistir os jogos de futebol pela TV. "Existem duas formas de encarar esse problema: o novo acordo da MLS é dez vezes melhor que o anterior. Mas se comparado com o que ganham times da Europa e alguns do Brasil, o número ainda tem que melhorar mundo", analisou Marcos Peres. 

O acordo citado por ele foi feito com a ESPN e FOX americanas, além da Univision (que transmite sua programação em espanhol) e durará de 2015 a 2022. O valor é de 90 milhões de dólares (R$ 206 milhões) por ano. "São números talvez modestos ainda, mas comemorou-se bastante nos EUA", contou Peres.


Público elevado


A Pluri Consultoria divulgou alguns balanços recentes para entendermos o que comprova o grande público na MLS: em uma lista divulgada, com os 60 melhores públicos das Américas, 16 clubes estado-unidenses estavam presentes, e apenas 11 brasileiros. Mundialmente falando, a MLS está na nona posição no quesito público, com média de 18.743, já o Brasileirão, em 15°, com 14.951.

A taxa de ocupação nos estádios está em 90,7 %, à frente de países das maiores ligas do mundo, como, Espanha, Inglaterra, Holanda e França, o que é impressionante, considerando que os Estados Unidos são conhecidos mundialmente por serem o país do Basquete, Futebol americano e Beisebol, sem conhecimentos do futebol. A partir do ano que vem, serão 21 times.

As dificuldades da liga

Como citei acima, o futebol nos EUA é coisa nova, o mundo inteiro conhece o país por vários outros esporte, achando que a MLS é um campeonato fraco e sem graça, mas o grande astro francês, Thierry Henry, disse que isso tudo que falam é besteira. "as pessoas na Europa acham que a MLS é uma liga fácil, que é só chegar e fazer vários gols. Mas não funciona assim. Você tem que mostrar que pode conseguir, fazer várias boas partidas e aí sim vai ganhar respeito. Venha, jogue e veja!", afirmou ele, apontando ainda as viagens longas e o calor forte como desafios para quem joga nos EUA.

Os times


A liga, atualmente, é composta por 19 times, formando duas conferências, e também estão presentes alguns times canadenses:

Conferência Leste:


Chicago Fire
Columbus Crew
D.C. United
Houston Dynamo
Montreal Impact
New England Revolution
New York Red Bulls
Philadelphia Union
Sporting Kansas City
Toronto FC


Conferência Oeste:


Chivas USA
Colorado Rapids
FC Dallas
Los Angeles Galaxy
Portland Timbers
Real Salt Lake
San José Earthquakes
Seattle Sounders FC 

Vancouver Whitecaps

Como a liga é recente, alguns times nem estrearam ainda, são essas:


New York City FC
Orlando City
Atlanta
Miami




Concluindo tudo que lemos acima, será que nosso campeonato, e também nosso futebol em geral, deve se inspirar na MLS? É certo que a estrutura da liga americana, é completamente diferente da nossa, lá, não existe rebaixamento, os clubes não possuem presidentes, e sim, donos. Um deles é o brasileiro Flávio Augusto da Silva, do recém-formado Orlando City. Ele defende o modelo americano, por entender que assim existem menos dívidas. "O presidente de um clube não compromete seu patrimônio pessoal se criar dívidas. Nos EUA, como sou proprietário do time e sócio da liga, não posso ter dívidas". Flávio disse também que é flamenguista e adoraria investir no clube, mas não sente segurança no mercado brasileiro. "Nos EUA já existe a cultura de praticar esportes e agora o 'soccer' invadiu a América".

Mas qualquer pessoa que entenda um pouco de futebol, sabe que, de forma alguma, o modelo da MLS poderia ser aplicado ao Campeonato Brasileiro, são culturas e tradições totalmente diferentes e nunca se encaixariam. Cada país tem seu estilo, e o Brasil deveria se espelhar sim na Major League, não por inteiro, mas pelos fatores econômicos mais importantes.


domingo, 26 de outubro de 2014

A decepção em Fortaleza, e a festa em Macaé: O Castelazzo

Na tarde deste sábado (25), decisões seriam definidas na Série C do Campeonato Brasileiro. No Castelão, o Fortaleza precisava de uma vitória para garantir sua vaga na semifinal e na segunda divisão de 2015, o jogo de ida, em Macaé, as duas equipes ficaram no 0 a 0, e muitos garantiam o Leão tricolor na Série B do ano que vem, mas a equipe fluminense não arredou o pé e foi com tudo pra cima, na frente de mais de 63 mil torcedores, recorde de todas as divisões em 2014.

                             

Com uma falha feia do goleiro Ricardo, o Macaé abriu o placar no finalzinho do primeiro tempo, em um chute fraco, o arqueiro cearense soltou a bola nos pés de Juba que abriu o placar. A partir dali, o Fortaleza precisava de dois gols para se classificar. O empate veio aos 36 do segundo tempo, quando as duas equipes estavam com um a menos. A virada parecia próxima, o tricolor pressionava muito, até que no fim, um chute parou na trave e no rebote o goleiro do Macaé brilhou, decretando que dessa vez não ia dar pro Leão.

Link permanente da imagem incorporada
Mosaico da torcida dizia: "Vamos vencer leão"
                           
Com o empate em 1 a 1, o Macaé disputará a Série B pela primeira vez em sua história. As outras equipes que também garantiram o acesso foram: CRB, que venceu o primeiro jogo contra o Madureira por 2 a 1, e em casa por 2 a 0. Mogi Mirim, que venceu o Salgueiro por 1 a 0 em Pernambuco, e segurou o 0 a 0 em casa. E o Paysandu venceu os dois jogos contra o Tupi. As semifinais começam em novembro. Confira os confrontos:

Macaé x CRB

Paysandu x Mogi Mirim

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Convocação em prol da data FIFA


dunga seleção brasileira convocação (Foto: Marcelo Moreira/Futura Press/Agência Estado)Na manhã desta quinta-feira (23), o técnico Dunga fez a convocação na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a última lista da seleção brasileira em 2014 para os amistosos contra Turquia e Áustria. Mais uma vez, Dunga ousou em suas convocações e propostas, desta vez ele decidiu não convocar jogadores que atuam no Brasil para não desfalcar os clubes que estão na reta final das competições brasileiras (Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro), o que fez corretamente, já que a CBF não respeita a data FIFA.


- Temos que pensar na seleção brasileira, que representa muito o futebol brasileiro. Mas cada momento é especial. Mantivemos contato com muitos treinadores e presidentes de clubes, e somos sensíveis das responsabilidades. Chegamos ao momento oportuno de abrirmos mão de alguns jogadores brasileiros e abrirmos oportunidades para jogadores lá de fora. Era um momento oportuno, de cada um ceder - disse Dunga.

 Na lista, diversas surpresas foram apresentadas, por exemplo, a convocação de Luiz Adriano, Firmino e entre outros, jogadores que não esperavam ser chamados para servir o Brasil.


Luiz Adriano, uma das surpresas de Dunga



Luiz Adriano, do Shakhtar, marcou 5 gols em uma partida pelo seu clube, um dia antes de sua primeira chamada para servir a seleção, o atacante diz que não sabe dizer se isso tem relação com a convocação.

- Pode ser que sim, pode ser que não. Meu trabalho dentro do Shakhtar me botou na Seleção. Os cinco gols me ajudaram mais ainda, mas foi o meu trabalho - disse ele.

 No dia 22/10 (quarta-feira), na partida entre BATE Borisov x Shakhtar, o atacante marcou 5 gols, batendo um recorde incrível, o primeiro jogador a marcar 4 gols em um primeiro tempo de uma partida de Champions League, e o segundo a marcar 5 em um só jogo, recorde que pertencia a Messi.





Firmino, vem vivendo grande fase no Hoffenheim

Outra surpresa da lista, o meia-atacante, Roberto Firmino, vem vivendo grande fase , após ser vice-líder de assistências da Bundesliga na temporada passada, ficando atrás apenas de Marco Reus, o brasileiro vem surpreendendo cada dia mais, com belas jogadas e belos gols.

- Nem sabia que ia ter convocação hoje. Sempre olho, sempre. Mas desta vez nem olhei. Deu vontade de correr, gritar, uma gritaria aqui em casa, fiquei emocionado por estar realizando mais um sonho. Muito importante, muito legal – disse, por telefone, ao GloboEsporte.com.
Firmino foi revelado no Figueirense, e após um bela e curta passagem de um ano, foi contratado pelo Hoffenheim, da Alemanha. O dia 23 de outubro de 2014 certamente ficará marcado em sua vida.

- Que dia, que isso?! Dia abençoado. É aniversário do meu pai, José Roberto, que completa 53 anos, e agora a convocação. Eu sempre tive esperança, pelo trabalho que venho fazendo. É um sonho, a gente sempre tem esperança.

Firmino sonha em defender grandes clubes europeus ainda, pois é jovem e talentoso. Firmino não é muito conhecido no futebol brasileiro devido à sua curta passagem.

- Comecei no CRB, joguei no Figueirense, mas só um ano como profissional. Saí muito jovem, ia fazer 18 anos. O torcedor brasileiro não chegou a me conhecer. Fui convocado uma vez para a seleção sub-20, mas não pude ir, o clube não me liberou. Agora tenho essa chance na Seleção principal. Vão conhecer um menino alegre, que ri muito de tudo, mas é sério dentro de campo, aguerrido, batalhador, lutador. Qualidade de todos os brasileiros.


A lista de convocados para os amistosos que ocorrerão nos próximos dias 12 e 18, é a seguinte:

GOLEIROS:
Rafael Cabral (Napoli-ITA)
Neto (Fiorentina-ITA)
Diego Alves (Valencia-ESP)

ZAGUEIROS:
Marquinhos (PSG-FRA)
David Luiz (PSG-FRA)
Miranda (Atlético de Madrid-ESP)
Thiago Silva (PSG-FRA)

LATERAIS:
Mario Fernandes (CSKA-RUS)
Filipe Luís (Chelsea-ING)
Alex Sandro (Porto-POR)
Danilo (Porto-POR)

VOLANTES:
Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Rômulo (Spartak Moscou-RUS)
Casemiro (Porto-POR)

MEIAS:
Oscar (Chelsea-ING)
Roberto Firmino (Hoffenheim-ALE)
Philippe Coutinho (Liverpool-ING)
Willian (Chelsea-ING)

ATACANTES:
Neymar (Barcelona-ESP)
Luiz Adriano (Shakhtar Donetsk-UCR)
Douglas Costa (Shakhtar Donetsk-UCR)
Lucas (PSG-FRA)

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Champions League - Fim da terceira rodada

Mais uma grande tarde de Champions League, rodada incrível da maior competição de clubes da Europa. Confiramos os resultados:

GRUPO A 

Atlético de Madrid 5 x 0 Malmo
Olimpiakos 1 x 0 Juventus

GRUPO B 

Liverpool 0 x 3 Real Madrid
Ludogorets 1 x 0 Basel

GRUPO C

Bayer Leverkusen 2 x 0 Zenit
Mônaco 0 x 0 Benfica

GRUPO D

Galatasaray 0 x 4 Borussia Dortmund
Anderlecht 1 x 2 Arsenal

GRUPO E

CSKA 2 x 2 Manchester City
Roma 1 x 7 Bayern de Munique

GRUPO F

APOEL 0 x 1 PSG
Barcelona 3 x 1 Ajax

GRUPO G

Chelsea 6 x 0 Maribor
Schalke 04 4 x 3 Sporting CP

GRUPO H

Porto 2 x 1 Atletico de Bilbao
BATE Borisov 0 x 7 Shakthar Donetsk


Muitos jogos interessantes nesta tarde, destaques para:

ATLÉTICO DE MADRID 5 x 0 MALMO
Moyá, goleiro do Atlético de Madrid
Após um primeiro tempo morno, sem muitas chances e o placar zerado, porém, com muito mais posse de bola da equipe espanhola, a única chance saiu dos pés de Griezmann que mandou no travessão. No segundo tempo o Atletico chegou agredindo e logo aos 3 minutos, Koke. Aos 16, Mandzukic marcou e Griezmann deixou o seu aos 18, já no final do jogo, o zagueiro Godín aproveitou cruzamento e marcou o quarto, aos 48, Cerci fechou a conta.


OLYMPIAKOS 1 x 0 JUVENTUS

A Vecchia Signora perde sua segunda seguida na Champions e vê a sua situação complicar. Já o Olympiakos fez seu mando de campo valer, e mais uma vez ganha em casa, com a força de sua torcida e começou já pressionando, principalmente pelos flancos, aproveitando falhas de Asamoah e Lichtsteiner. E aos 35, Mitroglou serviu Kasami que marcou o único gol do jogo. A Juventus voltou para o segundo tempo com uma postura totalmente diferente, atacando com muita pressão, e parando inúmeras vezes no goleiro Roberto, que, para muitos foi o nome da partida.


LIVERPOOL 0 x 3 REAL MADRID
Link permanente da imagem incorporada Um primeiro tempo dominado pelos espanhóis, e após o primeiro gol, marcado pelo CR7, aproveitando o nervosismo dos Reds, o Real ampliou para 3 com dois gols de Karin Benzema. Após isso, os merengues continuaram agredindo e exigindo boa atuação do goleiro Mignolet.





A próxima rodada da Champions acontecerá nos dias 4 e 5 de novembro.

Tarde de Champions League / 3ª Rodada

A 3ª rodada da UCL teve início ontem (21), com 7 jogos e 40 gols (média : 4 p/ jogo [incrível]). Hoje teremos o término da rodada: Vejamos os jogos de ontem e os de hoje:

 ONTEM


GRUPO E

CSKA 2 x 2 Manchester City
Roma 1 x 7 Bayern de Munique

GRUPO F

APOEL 0 x 1 PSG
Barcelona 3 x 1 Ajax

GRUPO G

Chelsea 6 x 0 Maribor
Schalke 04 4 x 3 Sporting CP

GRUPO H

Porto 2 x 1 Atletico de Bilbao
BATE Borisov 0 x 7 Shakthar Donetsk


HOJE


GRUPO A 

Atlético de Madrid  x  Malmo
Olimpiakos  x  Juventus

GRUPO B 

Liverpool  x  Real Madrid
Ludogorets  x  Basel

GRUPO C

Bayer Leverkusen  x  Zenit
Mônaco  x  Benfica

GRUPO D

Galatasaray  x  Borussia Dortmund
Anderlecht  x  Arsenal





Muitos jogos interessantes hoje, porém, são tantos que para fazer uma análise já está em cima do horário, quem sabe na próxima rodada. O pós-jogo sai provavelmente meia hora depois do fim da rodada. 

Até mais!